RSS

Perguntas frequentes sobre cachorros

30 out

Algumas perguntas são bem frequentes entre a maioria dos donos de cães, mas pra quase tudo nessa vida há respostas. Basta achar a pessoa certa pra responder, né? Vi no bilbops.multiply.com as perguntas que eles fizeram para Alexandre Rossi, que respondeu tudo na exclusiva. Confira:

Por que os cães gostam de por a cabeça para fora da janela do carro?
Alexandre: “O carro não é vedado, portanto o cão é submetido a uma série de cheiros e estímulos em um passeio motorizado. O ato de colocar a cabeça para fora tem basicamente dois motivos: o cachorro é estimulado pelos milhares cheiros que o vento trás diretamente ao focinho e, além disso, a sensação de ‘vento no rosto’ é gostosa para o animal, já que a maioria dos cães sente muito calor”.

Boca aberta é sinal de sede sempre?
Alexandre: “Não, as pessoas se enganam muito. A maioria dos cachorros mantém a boca aberta para amenizar o calor que sentem e nem sempre estão com sede. Uma maneira de saber se o cão está com sede é perceber se ele se mantém muito ofegante. Se você colocar água ao lado do seu amigo e ele desprezar, não se preocupe. Se esse não for um hábito constante, ele apenas está com calor. Caso contrário, leve seu bicho a um veterinário”.

Por que os cães andam em círculos antes de deitar?
Alexandre: “Há algumas hipóteses para responder essa pergunta. Como o tato do cachorro está nas patas, ele circula a região antes de deitar para verificar se a superfície está livre de obstáculos que gerem desconforto. Alguns bichos cavam um pouco a grama para chegar perto da terra úmida e ter um ninho mais fresco para descansar. Além disso, eles procuram ao rodear, sentir a direção do vento, para deitar-se com o focinho virado para ele. Assim, se um intruso ou perigo se aproximar, o cachorro será acordado pelo cheiro em sua direção”.

Por que os cachorros se lambem e lambem uns aos outros?
Alexandre: “A lambida está ligada a um estímulo da pele, como se fosse uma massagem. Nos filhotes, por exemplo, se a mãe não lamber as partes genitais dos filhos para estimular a evacuação, eles acabam morrendo porque não fazem as necessidades. Em geral, a lambida do cão nele mesmo é uma automassagem. Quando o cão não pára de se lamber chegando inclusive a se ferir, trata-se de um comportamento compulsivo por estresse. Daí você deve levar seu bicho ao veterinário”.

Por que os cães enterram objetos?
Alexandre: “Algumas raças tem a característica comum de esconder comida para estocar. Cães caçadores, por exemplo, fazem isso de maneira constante. O ato de cavar também está associado a buscar algo pelo cheiro, por exemplo, procurar um osso enterrado por outro cachorro. Além disso, para eles cavar é muito divertido já que eles descobrem outros cheiros e novos seres como minhocas e formigas. Outros bichos ainda cavam para preparar o lugar para deitar”.

Por que cães perseguem gatos?
Alexandre: “O cão é um animal predador e o gato se comporta como uma presa perfeita já que o comportamento dele estimula o instinto de caça do cachorro. O cão adora esse comportamento do gato, que se arrepia quando o vê e tenta fugir. Entende isso como uma brincadeira e passa a registrar que é assim que deve ser, cachorro deve correr atrás de gato e pronto”.

Por que alguns cães correm atrás do próprio rabo?
Alexandre: “Correr atrás do rabo está ligado a um alívio de ansiedade. Quando o cão está muito ansioso procura algo para se divertir e essa atividade ocupa seu tempo. Portanto, não subestime a inteligência de seu amigo, ele não faz isso porque é bobo. Apenas quando essa ação é muito constante vira compulsivo, daí é necessário procurar um especialista”.

Outras dúvidas como as abaixo, o bilbops.multiply.com tirou de um livro que é sucesso no mundo todo: Por que os Cães são Assim, de Tom Davis, editado no Brasil pela Publifolha.

Por que cães adultos mastigam ossos, tapetes e móveis?
Mastigar itens proibidos é uma forma de chamar a atenção do dono. Para o cachorro é melhor se arriscar a receber uma bronca do que permanecer invisível. O fato de roer ossos é um instinto primitivo deles, já que se trata de uma maneira de limpar os dentes e manter as gengivas saudáveis.

Por que os cães insistem em dormir na cama com você?
Que ser não teria amor-próprio e iria preferir o chão gelado e duro a uma cama quente e macia e ainda do seu lado? Eles preferem porque depois que sentem o conforto disso, imaginam que aquele é um local privilegiado e portanto, seguro e repleto de amor, lugar em que de qualquer maneira, conseguem a atenção total do dono.

Por que os cães parecem entender nosso estado de espírito?
Os cães conhecem seus donos e são capazes de ler linguagem corporal e captar sutis inflexões de voz, maneira e conduta de maneira extraordinária. Os cães são muito empáticos, capazes não só de entrar em sintonia com nosso comprimento de onda emocional, mas de nos dar tudo o que precisamos: uma lambida, um carinho ou consolo.

Por que os cães adoram morder chinelos e sapatos?
Cães adoram morder, para eles é um exercício. Geralmente, chinelos e sapatos se encaixam perfeitamente na boca dos cachorros e são atrativos perfeitos visto que possuem cheiro tentador. Além disso, os sapatos são flexíveis e constituem o brinquedo perfeito ou a forma eleita de chamar a atenção do dono, como já dissemos anteriormente.

Por que os cães machos levantam a perna para urinar?
Simplesmente por dois motivos: eles levantam a pata para evitar que a urina escorra para a outra pata e procuram urinar o mais alto possível para marcar o território e anunciar a outros cães que ele esteve ali. Portanto, é verdade, o macho urina mais para demarcar seu espaço a outros, em uma competição entre meninos que é constante.

Por que os cães sobem na perna de visitas?
Esse é o modo que a natureza tem de prepará-los para o ato sexual, em outras palavras, só a prática leva à perfeição, e para os cachorros não é diferente. Algumas fêmeas costumam arquear a perna, quase que tentando determinar sua identidade sexual quando novinhas.

Anúncios
 
9 Comentários

Publicado por em 30 de outubro de 2012 em Comportamento, Curiosidades

 

Tags: ,

9 Respostas para “Perguntas frequentes sobre cachorros

  1. angela

    12 de novembro de 2012 at 12:13 PM

    tenho um chuhuahua de 2 anos ele so fazia as nessecidades dentro de casa no lugar certo,dai inventei dele fazer sempre fora agora ele acustumou fora , so que onde moro e friu e nao tenho tempo para levalo sempre fora , sera possivel ele voltar afazer suas nessecidades novamente dentro de casa no jornal??? porfavo me ajudem tenho medo de deixalo tanto tempo sem fazer xixi e ele ficar doente!obrigado des de ja!

     
    • Aline Rodrigues

      12 de novembro de 2012 at 5:48 PM

      Ola, Ângela! Vi um treinamento assim no Missão Pet. O Alexandre Rossi fez um treino assim: quando a dona saia para levar o cão para o xixi, ela levava uma daquelas fraldas, sabe? De por no chão. O cachorro tinha que fazer o xixi em cima, na rua mesmo. Por alguns dias. Depois colocavam a fralda na casa e esperavam que o cão fizesse o xixi lá. Quando ele fazia, ganhava recompensas. É importante que a fraldinha tenha um cheirinho de xixi (ou aquele educador) para referência!

       
      • angela

        13 de novembro de 2012 at 10:16 AM

        oi Aline rodrigues, muito obrigada pela sua ajuda! voce sabe que ja fiz isso, mais ele nao faz fica a tarde inteira assim so chorando e atras de mim, eu fico com pena e acabo levando ele fora , tenho medo dele ficar doente, moro no japao e aqui e muito friu na epoca, vou tentar mais um pouco dessa maneira, muito obrigada!

         
        • Aline Rodrigues

          13 de novembro de 2012 at 3:19 PM

          Tenta sim! Imagino como deve estra frio por aí, mas o bichinho precisa disso pra reaprender. Grande abraço

           
  2. jessica vilela

    16 de abril de 2013 at 7:20 AM

    tenho um cachorro raça cocker q ingeriu uma tampinha de refrigerante,levei ao veterinario e me passou alguns medicamentos apos 2dias as fezes dele ficou totalmente mole e isso ja esta a 5 dias no total?alem disso troquei a racao(golden light) dele por ouTra isso tambem pode ter afetado o organismo dele?

     
  3. Marcos

    5 de outubro de 2015 at 3:58 PM

    Olá, tudo bem?!
    Estive vendo o site e achei bem legal, tem muitas dicas que me ajudaram!
    Se puder, me ajude com esta grande questão que enfrento há alguns meses: eu tenho um sítio no interior de SP, a 1h da capital, vou 1x por semana às quintas feiras, passo algumas horas e vou embora, e de vez em quando passo o fim de semana lá (em média uma vez por mês).
    O terreno cercado da sede tem 1500 metros quadrados (com gramado e casa) e estou querendo colocar três cachorros ali: um macho e duas fêmeas, para não deixar a casa sozinha.
    A ideia é adotar cachorros de porte grande recém nascidos, criá-los até o primeiro ano no meu apto na capital, levá-los esporadicamente ao sítio e quando completarem aprox. 1 ano, deixá-los lá de vez.
    Qual a opinião de vocês? Será que eles vão continuar me respeitando? Tenho filhos pequenos, 3 anos, por isso me preocupo dos cães não nos reconhecerem com o passar do tempo ou ficarem agressivos conosco. Será que os cães terão muita dificuldade de se adaptarem? Como eles estarão em 3, imagino que formem uma matilha e fiquem bem…
    Tenho um caseiro, mas ele não mora lá, só vai de dia mas ele cuidaria – daria comida, água, etc., pois também tem cachorros e gosta.
    Agradeço muito se puderem me dar vossa opinião, pois não quero fazer isso se não for bom para todos: para mim, minha família e claro para os bichos, dos quais gosto tanto!

     
    • Aline Rodrigues

      5 de outubro de 2015 at 9:55 PM

      Oi, Marcos.
      O maior problema é vocês não conseguirem deixar os cachorros depois de um ano. Acredito que, especialmente seu filho, irão se apegar demais. Mas se mesmo assim, essa é a ideia, acredito que a raça interfira nesse problema de agressividade. Respeito eles vão manter se você tiver a postura de metre da matilha. Se os cães entenderem que você é quem manda, sempre que você estiver, vão te respeitar.
      Mas acredito que um ano seja muito. 8 meses estourando para mandá-los.
      Outra dica é encontrar cães adultos, com 2 ou 3 anos, de grande porte que estejam disponíveis para doação.

       
  4. Livia

    6 de julho de 2016 at 6:45 PM

    Meu cão tem 4 meses bebe mt água, mais aurina dele é amarelo bem forte. Pode ser por causa da ração? pois ela e bem amarelada.

     
  5. Selena

    9 de março de 2017 at 7:55 AM

    Bom dia!
    Meu cachorro sempre ficou solto, só que infelizmente ele agora está com bicheira e para poder curar ele eu preciso manter ele preso. Só que ele está muito assustado, nao está comendo e muito triste. Se eu manter ele preso ele vai morrer?? Me disseram que ele pode ficar sentido e chegar a morrer.

     

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: