RSS

Por que que os cães latem?

27 ago

Para quem não tem cachorros, latidos são todos iguais, mas para quem convive com eles é fácil perceber que os latidos soam diferentes: chato, engraçado, sofrido, alto… O que não sabemos é o porquê são diferentes e as causas que levam os cães a latirem.

Mundo Cão no Twitter e no Facebook

porque-os-cachorro-latem

O ladrado é uma forma de comunicação de cães para cães e para humanos. Quando ele late, pode ser por uma das seguintes razões:

  • O cão está ansioso: quando o cão fica ansioso, sente-se sozinho ou abandonado ele pode começar a latir.
  • Quando você vai embora seu cão pode latir por causa da separação.
  • O cão quer emitir um alerta ou aviso, pois ouviu, viu ou farejou algo suspeito.
  • Ele viu outro cão ou ouviu outro cão latindo e quer interagir com ele.
  • cão quer brincar com você ou outro cão.
  • cão assustou-se com algo.
  • Ele quer chamar a atenção.

O latido é a língua dos cães? É como uma língua. O latido é para que um cão se comunique com outros. É uma forma de expressão que serve para passar mensagens simples. Por que eles latem e o que querem transmitir? É difícil entender exatamente o que seu cão quer dizer ao latir, mas é possível perceber alguns padrões no latido. Conheça alguns tipos de ladrados e seus significados:

  • Latido agudo – Geralmente, o latido agudo, esse que faz doer nossos ouvidos, pode significar dor. Parece um choro. Mas se o agudo for agressivo (é fácil perceber), ele está com medo.
  • Latido longo e contínuo – Esse pode ser um latido para se comunicar com outros cães ou alertar cães que possam ser ouvidos a longas distâncias.
  • Latido excessivo – Latir sem parar, ele pode estar com fome, sede ou medo.
  • Cães latem quando ouvem latidos – Ele vai responder a latidos de outros cães. São latidos altos, mas suaves. Você vai perceber que o som soará menos rouco e numa frequência média, como se ele esperasse alguém responder, como uma conversa.
  • Latindo de madrugada – Durante a noite eles ficam mais atentos aos barulhos. Assim, qualquer barulhinho, ele mostra que está alerta ao latir.
  • Latindo para chamar atenção – Cães mimados latem quando o dono não está fazendo o que ele quer. O latido pode vir com chorinhos, pois ele quer ganhar você. Em outros casos, o latido pode ser agressivo como uma bronca, pois ele domina você, que não está obedecendo uma ordem dele.

A melhor maneira de compreender o que o cachorro está dizendo ao latir é observar sua postura e seus movimentos. Quando quer brincar, por exemplo, ele late suave e baixo, pula de um lado para o outro e abaixa as patas da frente levantando o rabo. Quando está ameaçando algum inimigo em potencial (como ruídos), ele late alto e rouco e dá passos para frente.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27 de agosto de 2012 em Comportamento, Curiosidades

 

Tags: , ,

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: