RSS

Curiosidades sobre o sono canino

22 ago

Cachorro também é filho de Deus e também precisa dormir. Tirar um ronco é uma necessidade deles, como é pra gente, pois ajuda no funcionamento do sistema imunológico, do sistema nervoso e do metabolismo, além de deixar o corpo descansado.

Mundo Cão no Twitter e no Facebook

Curiosidades dobre o sono dos cachorros

As fases do sono

O sono dos cães tem duas fases: superficial (ou ondas cerebrais lentas) e movimento rápido dos olhos (REM).
No estágio superficial, o animal fica quieto e alerta, respirando profunda e ritimadamente. A pressão sanguínea, metabolismo e atividade cerebral diminuem. O cão pode acordar repentinamente por causa de estímulos sensoriais (ruídos, vultos, cheiros). Essa fase dura de 10 a 20 minutos. É uma sonequinha, um cochilo.

Na fase REM, as pálpebras do cão se movem (por isso é chamada de “rápido movimento dos olhos”). A respiração é mais irregular e rápida – às vezes o cachorro parece não estar respirando. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas.

Duração do sono

Nossos amigos dormem em média 9 horas por dia, mas esse tempo é maior quando ficam sozinhos, sem a companhia do dono ou de outros cães. Eles não têm o que fazer e vão dormir (parecem meu marido rs).

Os cães sonham

Alguns estudos confirmam que os cachorros podem sonhar. Pesquisas de ondas cerebrais foram feitas em cães e constataram que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes às de quando uma pessoa está sonhando. Assim, é quase certo que os peludinhos também sonham. Filhotes e ancicães (cães idosos) sonham mais que os cães adultos.

O conteúdo dos sonhos ainda é um mistério. Uma ideia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: o humano usa mais a visão e a fala; já o cão, a audição e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente do nosso.

Distúrbios do sono

Cães também podem ter problemas com o sono. A apneia, por exemplo, é uma parada respiratória devido à obstrução das vias respiratórias, que acontece mais em Boxers e Buldogues, por causa dos focinhos achatados. Esses distúrbios podem ser tratados com medicamentos.

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 22 de agosto de 2012 em Curiosidades

 

Tags: ,

3 Respostas para “Curiosidades sobre o sono canino

  1. Célia Regina Corleto Agostinho

    4 de outubro de 2012 at 12:34 AM

    Pq eles tem ciúmes da gente? Meu cão um cocker spainel inglês, não tolera ninguém junto comigo ou eu junto com meu marido, ele late e se enfia no meio de nós e qdo vem visitas quer sempre ficar junto conosco, e morre de ciúmes da minha netinha!!!Isso é normal??

     
    • Aline Rodrigues

      15 de outubro de 2012 at 6:39 PM

      Oi Célia. Dá uma olhadinha aqui no blog, porque tem alguns posts sobre isso

       

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: