RSS

Como evitar disputas entre cães

16 ago

Os cães são animais que vivem em grupos, em bando, inclusive compostos por humanos e outros animais. Acontece que para os cães a hierarquia e a posição social dentro de um bando é muito importante e alguns fatores podem levar a brigas entre eles.

Mundo Cão no Twitter e no Facebook

Estou com esse problema em casa. A minha dálmata, a Latoya, está chegando à maturidade, por isso ela está buscando seu lugar no nosso bando e, pra isso, resolveu “derrubar” a Madona, a são bernardo, de sua posição agredindo-a e impedindo-a de chegar perto dos brinquedos e das pessoas.

Como evitar brigas entre os cães

Pra tentar resolver esse caso, pesquisei sobre o que pode levar um cão a uma briga e como evitar. Compartilho com vocês o que encontrei:

Respeite a hierarquia

Primeiro, você deve ser o líder. Abaixo de você e das demais pessoas que convivem com os cães, perceba qual deles está na posição mais altar de hierarquia e privilegie este, caso contrário, ele pode querer atacar o outro cão por desrespeito. Dê a ele primeiro os petiscos, a comida e os brinquedos.

Como reconhecer o grau hierárquico? É fácil: ele controla tudo, costuma ser observado e seguido, é respeitado pelo(s) outro(s) cachorro(s). O que está abaixo na escala, normalmente, coloca o rabo entre as pernas, lambe a boca do outro e dá outros sinais de submissão.

Evite disputas por alimento e objetos

Se você perceber que determinado objeto ou alimento causa briga entre os cães (como osso), evite usá-lo. Ou, então, só o ofereça quando os cães estiverem separados. O mais prudente é servir a comida isoladamente ou sob supervisão humana, para evitar conflitos desnecessários.

Não dê bola a pequenos desafios

Dar atenção a cães que se desafiam em pequenas brigas pode torná-las mais frequentes só para chamar a nossa atenção. Interferir nessas disputas tão comuns também pode atrapalhar a definição da liderança e resultar em mais brigas posteriormente.

Castração pode ajudar

Brigas ocorrem mais entre cães do mesmo sexo. A castração pode ajudar a reduzir esses conflitos, tanto entre machos como entre fêmeas (elas tendem a ficar mais agressivas no cio).

Convívio constante

Só separe os cães se houver necessidade. Quando eles ficam sem contato por algum tempo e depois voltam a estar juntos, podem se mostrar mais dominantes em relação ao território e aos objetos disponíveis. O resultado provável é haver brigas mais sérias. Se possível, mantenha o convívio entre os cães, mesmo depois de pequenos conflitos entre eles.

Exerça forte liderança

A maior parte das brigas ocorre quando o proprietário resolve interagir com os cães, brincando ou acariciando. Para evitá-las, é preciso demonstrar forte liderança e não permitir provocações e rosnados que possam evoluir para briga.

Lidando com momentos críticos

Existem situações que favorecem o começo de brigas. Por exemplo, voltar de um passeio feito com somente um dos cães, que não seja o dominante do grupo. Nesse momento, para os cães não ficarem se cheirando ou se confrontando, deve-se criar um foco diferente de atenção. Por exemplo, ao chegarem ofereça um petisco ao cão dominante e, em seguida, aos demais. Assim, todos prestarão atenção em você, em vez de um tentar controlar o outro.

Fonte: Revista Cães & Cia, n. 307, dezembro de 2004

Reconheça os sinais pré-briga

  • Aproximação lenta e caltelosa
  • Corpo ereto e tenso
  • Olhar fixo no outro
  • Cauda pra cima
  • Pelos eriçados

Quando perceber esses sinais, use biribinhas, chocalhos ou alguma coisa que faça-os desviar a atenção. Assim você pode evitar que a briga aconteça.

Lembre-se:

  • Nunca cause ciúmes
  • Não repreenda com agressões físicas
  • Não recompense o mal comportamento – ou seja, não dê petiscos ou carinho depois de uma briga, mesmo que seja apenas tocar em uma ferida
  • Não estimule o início da briga – quando perceber que os cães vão começar uma briga, evite usar seus nomes, pois eles podem compreender como “ataque!”

Posts relacionados:

Vai pegar outro cão? Veja como evitar brigas

Cachorro com ciúme de outro cachorro

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 16 de agosto de 2012 em Comportamento, Dicas

 

Tags: , ,

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: