RSS

Diferença entre psicologia canina e humana

08 ago

Quem conhece o encantador de cães, Cesar Millan, e o Dr. Pet, Alexandre Rossi, já deve ter percebido a diferença entre a psicologia canina e a humana. São dois famosos especialistas, mas um trabalha com comportamento e estado mental e o outro, com adestramento.

Mundo Cão no Twitter e no Facebook

A diferença:

A psicologia canina é baseada no comportamento e no instinto do cão. O animal dá sinais que devem ser compreendidos e a partir disso, trabalhados.

Nesse caso, a reabilitação (e não adestramento) do cão é baseada no que ele precisa e quer, mas não de forma mimada. Quando um cachorro está ansioso, agressivo, obsessivo isso significa que algo está errado e que seu dono não está compreendendo o que ele quer.

Para trabalhar com psicologia canina, devemos ser calmos e assertivos (como diz Millan), compreender os sinais e trabalhar como um cão trabalharia – fazendo sons, gestos e usando posturas de cães.

Cesar Millan usa os dedos para “morder”, usa o “xiiii” como um rosnado e ensina as pessoas a serem líderes do bando (família). O humano se torna cão.

Já a psicologia humana é baseada no que o ser humano quer e no comportamento humano. Nós é que passamos sinais do que queremos, mas antes ensinamos ao cão como compreender.

Quem trabalha com a nossa psicologia é chamado adestrador. Através de recompensas o cão acaba aprendendo alguns comandos, fazendo com que o comportamento agressivo, obsessivo ou ansioso seja administrado.

O Alexandre trabalha dessa forma. Seus instrumentos são: petiscos, brinquedos, borrifador de água, biribinhas, e outro objetos humanos. O cão é humanizado.

Para entender melhor, você pode comparar o trabalho de um adestrador e de um psicólogo canino. Para ver o Alexandre Rossi em ação, assista Missão Pet às quartas-feiras – 22h30 no NatGeo. E para conhecer o trabalho do Cesar Millan, veja ‘O encantador de cães’ no Animal Planet diariamente às 21h.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 8 de agosto de 2012 em Adestramento, Comportamento, Sem categoria

 

Tags: , , , , , ,

Uma resposta para “Diferença entre psicologia canina e humana

  1. Tane

    11 de agosto de 2012 at 10:07 PM

    Olá!!Adorei a forma que vc colocou as diferenças dessas psicologias. Conheço o trabalho de Cesar Millan e Alexandre Rossi, grandes profissionais, através dos programas e livros.Tenho uma bull terrier e a psicologia canina dá mais certo para ela do que o adestramento, já que é uma raça muito independente e teimosa.Abraços

     

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: