RSS

Como lidar com cachorros que mordem

26 jul

Cães são fofos, são engraçados e são amigos, mas não é só isso. São relatados todos os anos entre meio e um milhão de casos de mordida. Cerca de 60% desse total é de ataque a crianças menores de 12 anos (veja porquê). Machos não castrados são os que mais mordem.

Siga O Mundo Cão no twitter

Raças mais comuns entre os ataques:

  • Chow-chow
  • Rottweiler
  • Pastor alemão
  • Cocker spaniel
  • Dálmata

Para evitar acidentes com mordidas, é preciso entender o que está acontecendo com o cão e tomar atitudes que vão deixa-lo mais calmo, tranquilo e menos agressivo.

Cão dão sinais de que vão morder. Quando alguém ignora seus avisos e passa do limite que o cão está impondo, acaba em abocanhadas.

Sair correndo, sentir medo e gritar são coisas comuns que as pessoas fazem antes de serem mordidas, mas foram exatamente essas atitudes que levaram o cão a não confiar na vítima e, para se defender, ele acaba mordendo. Em caso de cães menos agressivos, ele pode interpretar isso como brincadeira, ativando o extinto de caça e perseguição.

Entenda os sinais

A linguagem clássica corporal canina que sinaliza que está pronto para morder inclui:

  • Encarar
  • Mostrar os dentes
  • Rosnar
  • Pernas esticadas (parecendo na ponta dos pés)
  • Pelos dos ombros, costas e posterior eriçados
  • Cauda esticada balançando em movimentos rápido
  • Quando a cabeça do cachorro abaixar e as orelhas ficarem juntas ao corpo, é hora do ataque

Por que cães mordem?
O ataque pode ser por medo, defesa, dor ou para proteger o território. São motivos que podem ser difíceis de detectar. Um especialista pode ajudá-lo a descobrir a razão pela qual seu cachorro morde e pode desenvolver uma estratégia para mudar esse comportamento. Socializar com outras pessoas e com outros cães ou ensinar a família a deixar o cachorro sossegado enquanto estiver comendo, dormindo ou se escondendo é muito simples.

Dicas para evitar mordidas

  • Se aproximando do cachorro

Se a permissão for concedida, deixe que o cachorro cheire sua mão aberta antes de fazer carinho nele. Dê tempo para que ele se acostume com o seu cheiro e perceba que nada de ruim vai acontecer. Caso o animal demonstre algum receio, fique longe.

  • Acaricie o cachorro debaixo do queixo primeiramente

Esse é o lugar menos ameaçador. Fazê-lo na cabeça pode ser considerado preocupante para o animal, então, até ele sentir-se confortável e seguro, apenas faça um afago no queixo.

  • Balançar o rabo nem sempre é sinal de segurança

Não se esqueça, mesmo se um cachorro estiver balançando o rabo, isso não significa que ele é amável. Prefira ficar na defensiva.

  • O que fazer se um cachorro bravo se aproximar

Se estiver caminhando e um cachorro se aproximar sem coleira, ou sem um dono, fique firmemente de pé. Não se mova, não fale; mantenha suas mãos dos seus lados e mantenha a calma. Olhe ao redor procurando pelo dono do cachorro e novamente, mantenha a calma, pois se demonstrar medo, o animal percebe e pode avançar.

  • Não tente acariciar um cachorro em um carro ou na traseira de um caminhão, através de uma cerca ou dentro da casinha (ou o abrigo dele).

Os cachorros se sentem confortáveis nesses lugares e podem pensar que seu lar está sendo ameaçado. São exatamente parecidos como seres humanos neste caso, se mexem com seu lar, suas atitudes são imprevisíveis.

  • Nunca importune ou jogue objetos em um cachorro

Além de pura maldade, é no mínimo uma ação de quem não tem o mínimo de respeito pelos animais. Não somente é um sinal de agressão, mas você pode machucar o cachorro e fazê-lo atacar.

  • Uma coisa que você nunca deve fazer é tirar comida de um cão

Nenhuma espécie de animal tolera que tirem seu alimento. Quando isso ocorre, podem ficar agressivos para defender o que lhes pertence. Então, jamais faça isso com um cão.

Anúncios
 
15 Comentários

Publicado por em 26 de julho de 2012 em Comportamento, Dicas

 

Tags: , , , ,

15 Respostas para “Como lidar com cachorros que mordem

  1. Felipe

    27 de julho de 2012 at 2:38 AM

    Gostaria de parabenizar-lhe primeiramente pelo blog, AMO Cães e aqui encontrei muitas informações bem uteis, tanto que só parei de ver o blog quando xeguei no seu primeiro post… E gostaria de pedir que faça um guia de raças do Husky Siberiano, sou apaixonado pela raça e sempre gosto de ler muito sobre… Obrigado ^^

     
    • Aline Rodrigues

      27 de julho de 2012 at 9:50 AM

      Muito obrigada, Felipe. Adorei o comentário e pode deixar que vou fazer o post que você pediu. Grande beijo

       
  2. ana cristina cardoso

    27 de julho de 2012 at 12:53 PM

    Estou com problemas do nosso Doberman q fugiu e avançou num peq cão q passeava em frente a nossa casa. Feriu pouco e a mão do seu dono tambem, mas foi logo pego pela coleira e retornou a casa. Gostaria de saber, se o Doberman costuma atacar cães pequenos. Ele é manso conosco e amigos q na casa entram, tambem convive com outros cães e com um poodool tamanho médio. Voces podem me orientar, se há possibilidade da personalidade dele modificar? Após o episódio, ele permanece dócil e meigo. Grata. Ana.

     
    • Aline Rodrigues

      27 de julho de 2012 at 1:10 PM

      Oi, Ana. Os dobermans tem personalidade muito forte, mas são muito inteligentes e de fácil adestramento. O jeito é adestrar e ensiná-lo que não pode atacar. Não precisa conviver, mas ignorar a presença de cães menores. O meçhor é procurar um profissional, porque existem técnicas que farão com que ele seja mais submisso. Beijos

       
  3. ana cristina cardoso

    27 de julho de 2012 at 12:54 PM

    Grata! Gostei muito desse site, os cachorros são nossos melhores amigos!

     
  4. malu

    31 de julho de 2012 at 5:30 PM

    quero saber se a femea de pastor alemão ataca menos porque quero um cão de guarda que não me ataque,seja meu amigo
    tenho 11 anos moro com 5 pessoas qual raça mais adequada

     
    • Aline Rodrigues

      1 de agosto de 2012 at 10:11 AM

      Não sei responder se a fêmea de pastor alemão ataca ou não, mas se você pegar o cão filhote e adestra-lo, provavelmente ele não atacará quem não o ameace.

       
  5. eduardo

    31 de julho de 2012 at 9:55 PM

    só no primeiro passo que se deve mostrar as costas da mão fechada pro dog cheirar. se ele estranhar é muito mais difícil assim ele pegar um dedo seu. o resto tá perfeito!

     
  6. ...

    16 de agosto de 2012 at 11:14 PM

    poucas informações e erros de portugues…

     
    • Aline Rodrigues

      17 de agosto de 2012 at 9:56 AM

      Olá. Poderia indicar os erros para que corrija. E que tipo de informação você desejaria ver?

       
  7. Iago

    29 de outubro de 2012 at 2:40 PM

    APENAS UM AVISO.Meu nome é Iago tenho 16 moro com meus pais e meu irmão mais novo de 14 anos,pois bem na sexta feira dia 27 chego anoite em casa e tudo normal.Quando acabo de jantar vou para o meu quarto e escuto gritos da minha mãe e barulhos do Yroche meu chochow de 9 anos e meu pai quando apareço na porta vejo o yroche avançando e meu pai se defendendo minha mãe tentou ajudar e tomou uma mordida,o animal só parou quando eu coloquei uma cadeira incurralando ele.O chão estava sujo de sangue o animal mordeu meu pai nas 2 pernas nos 2 braços e na barriga .Tudo isso aconteceu por ciumes do cachorro minha mãe chegou perto do meu pai no sofá e o cachorro foi em cima abanando o rabo e subindo para separar logo em seguida ela continuou e ele foi avançar no meu pai nisso tudo começou.O chow chow é uma raça imprevisível ele não é confiavel nem seu melhor amigo,se você pensa em comprar um só porque é peludo e fofo pense bem pois ele ja mordeu a mim meu irmao minha mae meu pai e meus amigos tbm.Hoje mandamos castrá-lo e esperamos q não ocorra denovo

     
    • Aline Rodrigues

      30 de outubro de 2012 at 10:26 AM

      Que pena que vocês passaram por tuuuudo isso, Iago. Além de ser um pouco da característica da raça, o seu cão também é possessivo e ciumento e isso agrava tudo. Bom, espero que a castração ajude. Boa sorte!

       
  8. Thaís

    1 de novembro de 2012 at 2:01 AM

    O que fazer se um cão de rua vem atacar o seu cão sem motivo??? Como posso evitar isso? Pq não da para sair para passear com meu cão pq ele esta logo na esquina de casa.

     
    • Aline Rodrigues

      5 de novembro de 2012 at 9:48 AM

      Bom, aconselho a enfrentar, projete na sua cabeça o que vc quer passar para o cão. Daí, estufe o peito, dê um passo pra frente e com o dedo indicador esticado (como se apontasse alguma coisa), faça um pshiiiii, a la Cesar Millan rs. É engraçado, mas eu faço e funciona, ou ande um pedaço de madeira apenas para amedronta-lo.

       
  9. Lais fernanda

    24 de fevereiro de 2013 at 5:48 PM

    Ola tenho um filhote de chow chow e ta difícil com ela pois ela vem sempre na canela mordendo chamo a atenção mais ela sai as vezes,mais as vezes ela continua a morder cada vez mais.Porem ela só brinca quando ela ta descansada . O confiável é que nós mantenha a postura não de gritar procurar a fala mais poderá resolver .?

     

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: