RSS

Dicas para quem perdeu um cachorro

24 jul

O site Cachorro Perdido, que ajuda a encontrar cães (ou donos) desaparecidos, postou algumas dicas do que fazer caso você venha perder seu amigão e eu acrescentei algumas que me vieram à cabeça. Vamos a elas:

Siga O Mundo Cão no twitter

Primeiro, faça um círculo mentalmente dos arredores de onde o animal se perdeu, e cheque todos os lugares da região. Quanto antes você aplicar as medidas, mais chances terá de encontrar. As primeiras 24hs são fundamentais.

Por isso é importante fazer o Registro Geral do Animal e manter a identificação sempre presa à coleira do seu amigo. Quem o encontrar poderá logo o encontrar.dicas para encontrar um cão perdido

Procurando na Rua

Percorra todo o local a pé ou de carro, chamando o animal pelo nome e Tenha consigo folhetos com foto, com seus dados e do cão.
Informe carteiros, lixeiros, seguranças da rua, porteiros de prédios, motoristas de ônibus, pessoas que sempre andam pelo bairro. Inclusive peça ajuda ao carteiro para espalhar os panfletos (cartazes com foto) nas casas.
Coloque cartaz/ folhetos em todas as caixas de correio e postes da região.
Vá em estabelecimentos do bairro com grande movimento e deixe cartazes, locais como padarias, mercadinho, igrejas, restaurantes, clínicas veterinárias, petshop, todos os locais possíveis.
Atenção especial para divulgação em clínicas veterinárias e pet shop, possivelmente tem grandes chances do seu animal passar por esse lugar, se for encontrado por alguém.
Pegue a lista telefônica, e faça um levantamento de todos os estabelecimentos da região, vá em cada um, e anexe o cartaz (com foto importante) e deixe avisado. Vá em TODOS os locais. E ligue sempre.
Se possível coloque roupas com o seu cheiro e brinquedos do lado de fora da casa (se for possível), pois o odor pode percorrer grande distancia.
Notifique a polícia se achar que seu animal foi raptado.
Visite canis e abrigos da sua cidade. Sim são muitos e você deve ir em todos, faça um levantamento dos abrigos, leve o cartaz e visite pessoalmente, periodicamente. Principalmente os Centro de Controle de Zoonoses (ccz – conhecido como “carrocinha”) e Ligue sempre!
Utilize carro de som pelo bairro, e publique o desaparecimento no rádio e jornal, se poder.
Faça faixas e cartazes grandes, coloque uma faixa com foto na frente da casa, isso ajuda a mobilizar as pessoas.
Saia à noite também, período mais silencioso e chame pelo nome do animal.
Se tiver condições, espalhe que há recompensa e não desista nunca.

Como fazer o cartaz/folheto

Coloque apenas as informações necessárias, coloque em tópicos, nunca texto corrido. Coloque o mais simples e mais direto possível, para as pessoas que andam e passam olharem e assimilarem na hora, além de não perder muito tempo para ler toda informação.
Coloque no cartaz a palavra PERDIDO ou PROCURA-SE bem grande no topo, para chamar a atenção. Abaixo coloque uma foto boa do animal (dê preferência por foto colorida) e abaixo dela, coloque os dados por exemplo:
Raça – sexo – idade
Depois pode colocar o nome do animal e o dia que foi perdido (00/00/00)
Rua, bairro em que desapareceu
Contato: telefone e email – seu nome
RECOMPENSA – não estipule valores.
Você pode imprimir e fazer no tamanho A4 – folha de sulfite inteira
E depois tirar xerox da folha, faça muitas, muitas cópias. Em geral é muito barato. Xerox colorida, fica pouca coisa mais caro, mas compensa bastante. Faça um folheto bem simples, com letras simples, para assimilação fácil e rápida.

Procurando pela internet.
A Internet também é uma ferramenta ótima de busca.
Vá aos sites de busca (exemplo Google) e digite: perdido+nome do bairro.

Entre em todos os sites que tem animais achados e perdidos.
Faça um levantamento dos blogs de cães para adoção, sempre tem cães perdidos. Inclusive há sites específicos de animais desaparecidos. Alguns exemplos:
http://www.cachorroperdido.com.br/
http://www.renad.com.br/page/mural.asp
http://www.vidadecao.com.br/gato/index2.asp?menu=../servicos/achados_perdidos.htm
http://www.encontra-me.org/
http://www.ongdocao.org.br/category/animais-perdidos/
http://www.proanima.org.br/cade-rex/perdi
O que você deve fazer nas redes sócias é falar com o máximo de pessoas, entrar no máximo de comunidades e adicionar o máximo de pessoas possíveis.

Faça um folhetinho virtual e peça para os seus amigos compartilharem e assim a coisas se espalha na rede.
O ideal é fazer um novo perfil para isso, um perfil para o animal desaparecido com fotos dele, e o cartaz no álbum.

Você pode criar um blog e publicar todos os dias, passar o link para os seus amigos e pedir muita ajuda. Vídeos seus descrevendo o cão, com fotos dele também podem ajudar. Na internet tudo se espalha muito mais rápido. Mobilize!
Entre em todas as comunidades da raça do seu animal, entre em todas as comunidades de animais perdidos, comunidades do bairro e da região.

Se você tiver alguma dica importante que não está nesse post, faça um comentário. E se você perdeu seu amigão, conte com O Mundo Cão!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de julho de 2012 em Dicas

 

Tags: , ,

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: