RSS

Comportamento – automutilação

23 jul

Um cão se automutila quando se morde e se lambe a ponto de causar ferimentos. São feridas avermelhadas, com falha de pelo e podem apresentar pontos vermelhos.

Um peludinho criar esse problema comportamental por diversos motivos: doenças físicas, problemas psicológicos ou articulares.

cães que se automutilam

Siga O Mundo Cão no twitter

Fique de olho nos sintomas:

Cães que se lambem excessivamente – Podem estar com a Síndrome da Lambedura (Dermatite acral lick) que pode causar feridas ou abscessos sobre as áreas que são repetidamente lambidas.

Cães com queda de cabelo (Alopsia) – Excesso de lambidas, mastigação, mordidas e excesso de higiene podem levar um cão a desenvolver falhas de pelo e manchas de pele em áreas do corpo. Alguns cães chupam as pernas até a pele se soltar, podendo deixar no osso . Cães estressados também podem arrancar o pelo.

Problemas na pele – Irritação da pele, tais como erupções cutâneas (manchas avermelhadas), feridas e lesões é tanto um sinal como pode ser uma causa de automutilação.

*Como se observa, o comportamento de automutilação muitas vezes faz com que os cães desenvolvam feridas na pele. Mas, a irritação da pele em si pode ser o que fez com que o cão começe a lamber ou mastigar a pele como uma forma de aliviar o desconforto.

Manchas na pele – Olhe para peles manchadas, especialmente na camada abaixo. Ela pode ser marrom, vermelha ou rosa-tingido. Lesões desenvolvidas a partir da mastigação também pode manchar a pele com sangue.

Lesões na cauda – Muitos cães perseguem suas caudas, mas não a mordem. A mordedura do rabo é um problema que causa lesão e pode requerer amputação parcial se for grave o suficiente.

De olhos nas principais causas:

  • Estresse/Ansiedade (separação, tédio, saudade, medo)
  • Dor (Síndrome da Cauda Equina)
  • Coceira (infestação de pulga ou carrapato)
  • Alergias (alimentar, doenças de pele, a pulgas e carrapatos)

Se seu cão apresenta os sintomas, procure um veterinário.

Fonte: Denise Dechen

Anúncios
 
9 Comentários

Publicado por em 23 de julho de 2012 em Comportamento, Pelagem

 

Tags: , , ,

9 Respostas para “Comportamento – automutilação

  1. angela lamego

    1 de julho de 2013 at 12:54 AM

    meu cao ficou paralisado por causa de uma hérnia na coluna,depois de alguns dia começou a morder a pata e está uma ferida enorme.le rstá co um cone mas tenho medo que ele volte a comer a pata quando tirar o cone. o que façow

     
    • Aline Rodrigues

      15 de julho de 2013 at 4:52 PM

      Olha, é bem possível que o que o levou a se mutilar foi o estresse, já que ele não faz mais exercícios. Você pode tentar distraí-lo com brinquedos que sejam fáceis pra ele brincar ou tentar um adestramento. Boa sorte!

       
  2. Érica

    28 de junho de 2015 at 7:59 PM

    Oi! Meu Chow Chow fica o dia todo em casa sozinho e quando eu chego do trabalho ele está enlouquecido querendo passear, mas a minha preocupação é que ele prende o xixi o dia todo até a minha chegada e se eu não passear com ele por motivo de chuva ou outro problema ele fica deprimido e começa a se lamber o tempo todo. As vezes eu acho q ele se lambe muito devido a ansiedade. Estou muito preocupada pois ele não se contenta com os passeios e sempre quer mais e mais, e quando eu solto para ele dar uma voltinha no bairro ele vai e não volta, essa raça não obedece muitos comandos, só fazem o que interessam a eles. Por favor me ajude. Não consigo nem viajar mais, pois quando volto ele está doente de saudades…mesmo com pessoas conhecidas o levando para passear e dando comida. O que fazer?

     
    • Aline Rodrigues

      29 de junho de 2015 at 9:02 AM

      Primeiro precisa fazê-lo perder essa ansiedade. Quando chegar não dê atenção imediata, nem fale com ele, não toque nele. Fique uns 10 minutos sem contato e só depois disso trate-o normal. O fato de darmos muita atenção quando chegamos faz com que eles fiquem muito mais ansiosos.
      Outra coisa, se ele gosta de brinquedos só os deixe disponível quando você não estiver em casa. Assim que chegar recolha e assim que for sair, deixe para ele brincar.
      Pode criar entretenimento pra ele. Veja aqui no blog sobre a garrafa pet e os petiscos.
      Se ele continuar depois disso, leve ele a um vet para não correr mais riscos.

       
  3. Silvia Melo

    6 de março de 2016 at 9:52 PM

    Meu cãozinho tem uma dermatite que já foi tratada de várias formas e vários especialistas, passa a fase de pico e depois volta, mas depois que passou por uma cirurgia no fígado, em agosto do ano passado, tem um comportamento de automutilação, morde as patas e coça o focinho até tirar sangue, tendo ou não a dermatite.
    Está usando o cone por meses e não podemos tirá-lo, morde-se compulsivamente e chega a chorar de dor, mas não para.
    Depois de 4 diferentes especialistas, troca de dietas etc, me orientaram buscar um especialista em comportamento animal.
    O que acha?
    Moro na Zona sul de São Paulo, caso possa me indicar alguém.
    Estou entrando em desespero, ele já tem 11 anos e me preocupo com a qualidade de vida dele.
    Obrigada desde já.

     
    • Aline Rodrigues

      6 de março de 2016 at 9:57 PM

      Já tentou o pessoal do cão cidadão? É uma empresa de adestramento e comportamento animal vinculado ao Doutor Pet.

       
  4. Adriana Tavares

    28 de agosto de 2016 at 10:35 PM

    Boa noite o cachorro da minha mãe está morrendo o rabo sangra muito fica puxando o pelo das patas fica inquieto latindo não sei o que faço.

     
    • Aline Rodrigues

      30 de agosto de 2016 at 3:33 PM

      Olá. Ou ele está com uma crise de ansiedade severa ou há algo o incomodando nessa região, como pulgas e carrapatos.

       
  5. Belissa Lopes

    22 de agosto de 2017 at 8:18 AM

    Bom dia, ha mais ou menos um ano resgatei uma cachorrinha na rua mt machucada e debilitada. Levei ao veterinário e foi constatada que ela estava com uma fratura na coluna e corria o risco de não andar e nem movimentar mais as duas patinhas de traz. O dr. realizou a cirurgia e ocorreu td bem. Porem durante a recuperação ela acaba por ficar arrastando as patinha de tras oq gerou feridas e com isso ela comeu alguns dedos das patas; tem mais ou menos uns 6 meses q faço curativo todos os dias, porém mesmo com o cone ela ainda consegue comer a pata; Vários médicos ja me informaram que caso ela não pare de se automutilação a melhor opção seria sacrifica-lá. Gostaria de uma opinião. Obrigada

     

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: