RSS

Marcação de território

12 jul

Se o seu peludinho faz xixi por vários cantos da casa, nos móveis e quando sai pra passear para toda hora pra urinar, saiba que ele está marcando território. É um comportamento natural de cachorros, principalmente em machos. Neste post você vai poder tirar dúvidas sobre o assunto, além de dicas de como fazer o cão parar com a marcação territorial.

Siga O Mundo Cão no twitter

Diferença entre urinar e marcar território

Ao urinar, o cão o faz por necessidade fisiológica. O xixi sai em grande quantidade. Já na marcação de território o xixi é bem pouquinho e, normalmente, não é feito no chão e sim em móveis.

Por que os cães marcam território?

Um cão marca território para enviar uma mensagem, que pode ter diversos significados: a dominação territorial, disponibilidade sexual (a Madona faz isso quando tá no cio rs), construção de autoconfiança (no caso de cães inseguros) entre outros, incluindo cães que ficam ansiosos por estarem sozinhos.

A marcação territorial é instintivo, por isso, mesmo que seu amigão seja treinado, uma ou outra vez ele poderá fazer um xixizinho nos seus móveis.

Cães que marcam território

Esse é um comportamento mais frequente em machos, mas algumas fêmeas podem marcar território. Cães de raças menores são os maiores marcadores de territórios e cachorros não castrados também. Mas apenas a castração pode não solucionar o problema, viu?

Me ajuda! Preciso fazer o meu cachorro parar de marcar território!

Calma! Para quase tudo existe uma solução. Mesmo que esse comportamento seja instintivo, alguns métodos poderão ajudar o seu peludinho a parar com ele, principalmente dentro de casa.

Castração: é uma forma de amenizar ou eliminar o problema, mas funciona muito mais com cães que marcam território para avisar que tá na pista pra negócio. Acontece que quando o cão é castrado a testosterona é bastante reduzida dos sistemas dos machos, de maneira que reduz a necessidade de marcação territorial.

Supervisão: esse método funciona com a maioria da cachorrada. Ele consiste em vigiar o cachorro atentamente durante alguns dias ou semanas e corrigi-lo no momento que ele age de forma inadequada. Você poderá usar um chocalho, cofrinho ou biribinha pra despertar a atenção do cão. Na hora em que ele for marcar o território, faça o barulhinho, que pode ser antecipado por um NÃO! Logo ele perceberá que não deve continuar com o comportamento. Não se esqueça de retribuir quando ele não fizer o xixi.

Confira outros problemas relacionados à urina.

Veja também como ensinar a fazer xixi no lugar certo.

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 12 de julho de 2012 em Comportamento

 

Tags: , , , , ,

2 Respostas para “Marcação de território

  1. vitoriacastilho

    24 de maio de 2016 at 5:47 PM

    Oi, eu gostaria de tirar uma duvida. Se eu levar um filhote de femêa para um local onde tenha um cão macho adulto que ficará alguns dias fora. Se a femêa filhote urinar pela casa, quando o macho adulto voltar ele vai querer marcar território ou não? Obrigada!

     
    • Aline Rodrigues

      24 de maio de 2016 at 6:26 PM

      Acredito que não. Poderia ter isso com outro macho, mas acredito que não vá acontecer com uma fêmea

       

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: