RSS

Cachorro com medo de fogos: o que fazer?

22 dez

Muitos cãezinhos sentem medo de fogos de artifício e rojões. O pinscher da minha tia se cortou todo no final do ano passado e outro dia o yorkshire de uma conhecida sumiu depois de sair correndo assustado por causa disso (encontraram o Cacau depois de 1 hora). Ou seja, esse medo pode machucar ou prejudicar muito os cães e como estamos em época de festas, decidi escrever sobre isso. Veja as dicas que levantei:

Siga O Mundo Cão no twitter

O primeiro a ser feito é escolher um lugar onde o peludinho se sinta aconchegado, como um quarto ou algum cômodo fechado para abafar o som. Esse local deve ser seguro, com janelas fechadas e longe de objetos que o seu cão possa se machucar.

Você pode acostumá-lo ao som dos fogos. Coloque para tocar em um nível baixo e distante desse ambiente, associe esse som a coisas agradáveis, como a brincadeira preferida dele ou o horário da comida. Vá aumentando o som aos poucos, sempre dando petiscos e brincando com cachorro quando notar que ele está calmo e tranquilo (você encontra CDs do tipo em pet shops).

Quando ouvir o som dos fogos, comemore, fique feliz, você é a fonte de segurança do seu amigão, então demostre que está tudo bem.

É muito importante que durante o treinamento você não dê broncas caso escape um xixi no local errado, isso pode deixá-lo ainda com mais medo e inseguro. Também não se abaixe, não faça muito carinho nele, nem o pegue no colo. Cães entendem essas atitudes como proteção contra algo perigoso.

Providencie uma plaquinha de identificação com o seu telefone, e deixe na coleira dele, caso ele escape alguém pode contatar você (Veja aqui como tirar o RGA). Cães em desespero correrem muitos quilômetros procurando abrigo. E é muito, muito importante NUNCA deixar seu cão amarrado com a guia, achando que isso pode deixá-lo mais calmo, ou que assim ele não irá escapar, pois em situação de pânico ele pode se prender em algum lugar, tentar se soltar e acabar se machucando ou sendo até sufocado. Olha que perigo!

Na noite de réveillon, deixe ligada a tv ou o rádio, tocando músicas tranquilas e num som mais alto para diminuir ainda mais o barulho dos fogos.

Se o seu cachorro não se sentir a vontade para brincar ou continuar com muito medo durante o treinamento, é recomendável procurar o auxilio de um veterinário. Existem casos que há a necessidade de iniciar um tratamento com medicamentos para acalmar o cão.

Fonte: Blog do Dr. Pet

About these ads
 
Deixe um comentário

Publicado por em 22 de dezembro de 2011 em Dicas

 

Tags: , , ,

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: