RSS

GUIA DE RAÇAS: São Bernardo

26 nov

Vou criar aqui um Guia de Raças, que irá constar informações, dicas e curiosidades sobre as diferentes raças de cães. Vou estrear essa categoria falando sobre o são bernardo, claro. Uma espécie de homenagem à nossa Madona. Vamos ao que interessa:

Siga O Mundo Cão no twitter

São Bernardo

origem: Suíça
data de origem: Século XVII
esperança de vida: 10 anos
classificação: Molossóides – Tipo Montanha

Além de ser ótima companhia, o são bernardo é considerado um cão de guarda, que pelo seu tamanho e latido forte já assusta o intruso, e de salvamento. A raça se dá muito bem com crianças (mas cuidado, porque na hora de brincar ele pode machucar o pequeno) e é muito fiel à sua família. É bem tranquilo e brincalhão.

Quem escolhe ter um são bernardo em casa deve levar em consideração alguns pontos importantes, como o espaço, por exemplo. O cão dessa raça necessita de exercícios e uma boa caminhada é sempre bem-vinda.

O gasto com um são bernardo é bem maior que com cães menores. A ração oferecida a ele não pode ser qualquer uma e a específica é bastante cara. Recomenda-se rações premium e super premium (veja aqui a diferença), pois a raça tende a ser muito grande e pesada e se não for bem alimentado a pata de trás pode travar e o cão não terá uma vida comum aos demais cachorros. O banho no pet shop é bem mais caro, vacinas são mais caras, remédios são bem mais caros, porque é tudo baseado no peso do cão. Mas vale a pena.

O macho chega a uma altura de 70 cm e fêmeas, 65. Os machos de pelo curto chegam a pesar 75 kg e de pelo longo pesam entre 80 e 100 kg. Já as fêmeas de pelo curto pesam cerca de 65 kg, enquanto os exemplares de pelo longo pesam até 85 kg.

O cuidado com a saúde e a higiene desses gigantes é muito importante. A raça é bem saudável, mas pode apresentar alguma incidência de displasia da anca. Outros problemas comuns são: cardíacos, torção do estômago e problemas de pele. Certifique-se da saúde dos pais, pois existem doenças genéticas.

O pelo do São Bernardo é fácil de pentear. Por ter pelo comprido requer alguns cuidados especiais. Deve-se escovar frequentemente a pelagem com pente de dentes largos e uma escova dura, pelo menos dia sim, outro não.

Tome mais cuidado nos dias quentes. No Verão, o cão deve ter sempre sombra à disposição e água fresca, muita água fresca. Nesta altura não deve ser demasiadamente exercitado e procure fazer isso no final da tarde ou começo de noite.

O controle da alimentação é imprescindível, pois a raça tem tendência à obesidade.

raça são bernardo

Mito: o são bernardo não baba o dia inteiro. Na verdade ele é mais babão que outras raças, porém esse excesso de saliva acontece quando o cão está cansado, quando come ou quando bebe água. Para evitar ficar babado, evite o cão nessas horas e quando passear, leve uma toalhinha, pois ele sempre deixa sua marca nas pessoas que vão brincar com ele na rua. Falo isso por experiência própria, né, Madona?

SE VOCÊ TEM UM CÃOZINHO LINDO E FOFO, MANDE UMA FOTO DELE (COM O NOME DELE, O SEU E A RAÇA) PARA PARA MIM. QUEM SABE ELE NÃO SERÁ O MODELO DA RAÇA DELE.

Anúncios
 
7 Comentários

Publicado por em 26 de novembro de 2011 em Guia de Raças, Raças

 

Tags: , ,

7 Respostas para “GUIA DE RAÇAS: São Bernardo

  1. mzaitha

    12 de março de 2012 at 10:03 AM

    Tenho um São Bernardo fêmea , realmente tudo o que foi relatado confere. A Blanca é fiel, brincalhona e adora crianças. No calor ela sofre bastante e tem hábitos noturnos nessa epoca do ano, durante o dia ela é muito preguiçosa, mas durante a noite quando esta mais fresco ela vira um cão bem ativo. Tenho um cuidado especial quanto as doenças de pele, principalmente as relacionadas a insetos ( bicheiras ) pois moro em chácara e ela fica solta na maior parte do tempo. Tenho que fazer sempre uma investigação minuciosa no pelo para achar possiveis feridas. Não sei ao certo se faz sentido o que vou dizer, mas acho que a raça tem uma tendencia a ter diabetes, pois algumas feridas demoram a cicatrizar mesmo usando pomadas e remédios. Mas vale a pena, pois a raça é linda…

     
  2. jonathan

    11 de agosto de 2012 at 5:55 PM

    Boa tarde,

    Tarde tenho um São Bernardo e apareceu uma bola nas costas dele semana passada, levei ao veterinário e ele fez uma microcirurgia tirou quase 2 litros de aguá, hoje dia 11/08/2012 levei ele novamente pq a bola nas costas tinha aparecido novamente, de novo fez uma microcirurgia para retirada de liquido, pois bem gostaria de saber se você pode me ajudar com alguma informação a respeito do que pode ser, ele é de pelo curto e tem 3 anos.
    desde já agradeço se pelo menos ler este comentario.

     
    • Aline Rodrigues

      13 de agosto de 2012 at 10:52 AM

      Olá, Jonathan. Por enquanto não tenho respostas pra te dar, tanto porque minha são bernardo, a Madona, também tem uma bola no cotovelo e vamos leva-la ainda ao veterinário. Assim que eu souber de qualquer coisa, escrevo para você. E peço para que, se você descobrir algo, me conte também. Vamos compartilhar! Grande abraço!

       
  3. opache

    20 de agosto de 2012 at 2:31 PM

    Olá, vou rezar por seus cães, vai dar tudo certo, o meu se chama Opache ele tem 1 e 9 mese, ele é a minha vida, adiciona ele no face para serem amigos. Opache_ribeiro

     
  4. ramon

    30 de setembro de 2012 at 4:06 PM

    eu desejo muito essa raça na minha casa, mas aqui no ceará não seria uma boa pra ele, ia sofrer muito

     
  5. Dayana

    10 de julho de 2013 at 9:15 AM

    Ola,,sera q esse blog ainda estaa tovo??tenho um sao bernardo,,de 1 ano e meioe aida nw encontrei ninguem p trocar infrmacoes sobre a raca!
    Espero respostas,,bjs

     
    • Aline Rodrigues

      19 de julho de 2013 at 6:33 PM

      Olá! Pode falar sobre suas dúvidas ou passar informações! Obrigada pela visita.

       

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: