RSS

12 Razões para adotar (ou comprar) um cão adulto

24 nov

Costumo falar que filhote de qualquer coisa é lindo (menos de rato). É uma delicinha aquelas patinhas, o jeitinho torto de andar. Tudo é fofo nos filhotes, mas existem muitas pessoas que não pegam filhote de jeito nenhum, como a veterinária da Madona e da Latoya, por exemplo.

Siga O Mundo Cão no twitter

As vantagens de adotar (ou comprar) um cão adulto são inúmeras. Encontrei no site da Criativa 12 razões para pegar um peludinho maduro para aumentar a família. Olha só:

Vantagens de ter cachorro adulto

1. Adultos já têm personalidade definida e não costumam mudar de comportamento sem mais nem menos. Se ele é calmo, brincalhão, medroso você já sabe. Já o filhote é como uma criança: ninguém sabe como ele será quando amadurecer.

2. Principalmente no caso dos vira-latas você já sabe o tamanho que ele vai ficar, pois não irá mais crescer.

3. O animal adulto dá milhões de anos luz menos trabalho com relação a comportamento. Eles não roem seus móveis e não fazem xixi em qualquer lugar.

4. Os adultos não têm necessidade e nem tendência para destruir objetos da casa ou comer o sapato do dono como os filhotes.

5. O cão aprende com qualquer idade, então mesmo que ele seja adulto e tenha algum problema comportamental é possível sim resolver a questão com treinamento (veja dicas de adestramento aqui).

6. Adotar um adulto é poder escolher um companheiro de acordo com o perfil do dono. Assim como os seres humanos, os animais também têm suas qualidades e seus defeitos, então você pode escolher o animal ideal para você, com seus problemas ou com seus atributos.

7. Enquanto os filhotes querem correr, escalar, desvendar a nova casa, os cães adultos preferem passar seu tempo com o dono e com a família. Se você não tem paciência para as estripulias de um bebê o ideal é um cão já maduro.

8. Peludinhos adultos, especialmente os que foram resgatados das ruas e de maus tratos, são mais agradecidos aos donos, por isso obedecem mais.

9. Um adulto não gasta tanto quanto um filhote. Enquanto os filhotes precisam de vacinas e alimentação especial, os adultos tomam apenas de uma dose anual de vacina e a ração é mais em conta para eles. Normalmente eles já estão castrados e vermifugados, o que diminui ainda mais os gastos.

10. As pessoas dão preferência a adotar os filhotes. Assim, os velhinhos ficam encalhados em abrigos para animais. Se você gosta mesmo de cães e gatos só essa já seria uma boa razão para adotar um bichinho adulto.

11. Adultos se adaptam facilmente à nova família.

12. Cães adultos são mais independentes e, por isso, requerem menos atenção e cuidados do que um filhote. Se quiser liberdade, opte por um animal maduro.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de novembro de 2011 em Comportamento

 

Tags: , ,

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: