RSS

Quedas de pelos – Troca ou doença?

30 dez

A queda de pelos é praticamente um martírio para quem cria cães. O sofá, os tapetes, roupas pretas… tudo fica cheio de fios indesejados.

Siga O Mundo Cão no twitter

Normalmente a troca de pelo acontece duas vezes ao ano: na entrada do inverno e do verão, mas aqui no Brasil as estações não são muito bem definidas e por isso os cães distribuem pelos pela casa o ano todo.

Acontece que os pelos velhos vão dando lugar aos novos e não apresenta falhas. Para evitar que sua casa seja infestada por pelos é importante a escovação diária (ou pelo menos um dia sim outro não). Assim você ajuda acelerando o processo de troca.

troca de pelos no verão e no inverno

Aqueda não comum:

Outros fatores podem levar a queda de pelos do seu cachorro. Pode ser estresse, doenças sistêmicas, desnutrição ou alimentação inadequada, infecções na pele por pulgas, sarnas, fungos e carrapatos, dermatite e outras coisas.

Nesses casos você irá perceber que há falhas na pelagem do seu cão, seja localizada ou generalizada. Se isso acontecer, leve seu peludinho ao veterinário sem demora.

queda de pelos por doença

Queda de pelos e raças:

Cães de pelos curtos como pinscher, dálmata, pug e labrador ou de pelos parcialmente longos com sub pelo denso, como são bernardo, husky siberiano e pastor alemão perdem muito pelo.

Já raças com pelos longos com crescimento contínuo (e precisam ser tosados regularmente) como poodle, yorkshire, lhasa apso e maltes quase não perdem pelo.

About these ads
 
35 Comentários

Publicado por em 30 de dezembro de 2011 em Pelagem

 

Tags: , , , ,

35 Respostas para “Quedas de pelos – Troca ou doença?

  1. Uédilla

    23 de julho de 2012 at 10:11 AM

    Olá, bom dia! Eu tenho um pinscher o nome dele é Faustão, eu quero saber se é normal ele ficar todo se mordendo: corpo, rabo e os pés e lambendo a virilia o tempo todo, eoutra coisa o pelo dele estar caindo muito isso é normal?Desde já agradeço.

     
    • Aline Rodrigues

      23 de julho de 2012 at 10:19 AM

      Olá.
      Olha, pelo pouquinho que sei de comportamento canino, o fato de ele estar de mordendo pode ser ansiedade. Ele chega a se machucar? Se auto-mutilar? E o pelo está caindo nas áreas em que ele costuma se morder? A minha são bernardo tem mania de ficar se mordendo na parte de trás qndo não tem o que fazer e nessa área há uma falha de pelo. Pode ser isso. Mas de qq forma, a melhor coisa é procurar um veterinário. Abraço.

       
  2. Gisa

    8 de outubro de 2012 at 9:17 AM

    A minha cachorrinha está perdendo pelos, e está com uma falha pequena na cabeça, de uma hora pra outra apareceu a falha, hoje levarei no veterinario….quero resolver isso logo..(moramos em apto, e então isso aconteceu depois que levamos ela para terra..) pode ser uma micose ou coisa assim.

     
  3. Romulo

    24 de outubro de 2012 at 1:05 PM

    Tenho um pit bull e ele solta muito pelo´se´ra que é da raça?

     
    • Aline Rodrigues

      26 de outubro de 2012 at 11:39 AM

      Provavelmente é troca de pelo mesmo. Se cai o ano inteirinho, mas muito pelo, leve-o ao veterinário. Abraço

       
  4. Paloma

    18 de janeiro de 2013 at 9:13 PM

    ola!eu tenho um pouldo so que o meu cachorro e ela ta perdendo o pelo ela fica olhando pra mim e fica minhando parecendo que ta com dor sera que ela ta com alguma doençaeu gosto muito da minha cachorra me ajuda quando puder
    xau e bjss

     
    • fabiana mello

      22 de março de 2013 at 9:38 PM

      O QUE POSSO PASSAR PARA PARAR DE CAIR O PELO DO MEU CACHORRO ALGUMA SUGESTÃO? AGUARDO RESPOSTA ATÉ

       
  5. fabiana mello

    30 de janeiro de 2013 at 5:31 PM

    percebi hoje que minha pinscher chiquita esta com falhas na pelagem por todo o corpo esta meio ralo mais ela não se coça e nem a machucados só esta com uma crosta no couro como se fosse caspa quando passa a mão cai estas caspas me ajudem

     
    • Cristiane Rezende

      21 de abril de 2013 at 9:40 AM

      tenho uma pinscher milla frequentemente começa a cair o pelo começa a coceira e fica parecendo caspa no lugar é tanto que fere já levei em vários veterinários eles dizem que é doença de pele não sei mas o que fazer

       
      • Gisa

        18 de junho de 2013 at 4:36 PM

        olha, meu pai sempre passa um mistura de enxofre nos cães de casa e curou muitas doenças de pele…

         
    • larissa

      12 de abril de 2014 at 1:01 PM

      Ola tenho uma pinscher e ela nao tem pelo na parte de baixo do pescoço.Isso é normal?to muito preocupada

       
  6. Túlio Alcantara

    28 de março de 2013 at 10:26 PM

    Tenho ums pinscher de aproximadamente 4 meses e ele está perdendendo muito pelo nas regiões de pelagem mais delgadas, o que será que está acontecendo? Pode ser micose?

     
  7. Radana Castro

    9 de julho de 2013 at 1:05 PM

    oi,eu tenho um cachorro da raca chow chow e ele estar caindo o pelo do rabo,nao sei o q fazer,pq o resto do pelo estar saudavel so no rabo q o pelo nao quer nascer,por favor me ajude,me der uma dica,vale lembrar q ele so come racao.ele tem tipo umas caspas no rabo acho q e isso q impedi dos pelos nascer,por favor me fale um remedio q possa curar isso,amo meu cachorro e estou desesperada.

     
    • Aline Rodrigues

      15 de julho de 2013 at 4:50 PM

      Oi Radana. Provavelmente ele está com alguma doença. Pode ser diversas, por isso o melhor a fazer é leva-lo ao veterinário sem demora. Boa sorte!

       
  8. Anne Caroline

    30 de setembro de 2013 at 7:56 PM

    Boa noite …

    Tenho um chow e os pelos dela esta caindo muito e também vive se coçando , nao sei mais pq fazer alguém pode me ajudar ?

     
    • Aline Rodrigues

      15 de outubro de 2013 at 12:45 PM

      Oi, anne. A coceira pode não estar relacionada à quedas de pelo, mas se estiverem ligados, pode ser pulga, carrapato ou outras doenças de pele. É melhor ir a um veterinário. Boa sorte!

       
  9. Michelly Santos

    11 de dezembro de 2013 at 8:25 PM

    Eu tenho um pinscher e ele ta com o pelo caindo e no lugar cresce uma pelagem de outra cor (ele tem a pelagem marrom e ta crescendo preto) além disso os lugares que ele lambe depois de um tempo fica duro e com aspecto feio…. Ele ja tem 7-8 anos e nunca tinha acontecido isso!!!

     
  10. wandres

    25 de dezembro de 2013 at 7:19 PM

    tenho um filhote de pinscher com 2 meses , ele tem queda de pelo mas aparentemente é muito saudável . Será que ele tem alguma doença de pele???.

     
    • Aline Rodrigues

      9 de janeiro de 2014 at 1:18 PM

      As vezes é apenas mudança de pelo por causa do clima. Qualquer dúvida, leve no veterinário!

       
  11. Douglas Oliveira

    19 de janeiro de 2014 at 6:30 PM

    Aline, eu tenho uma cadela labrador com vira lata, e ela está com 70 dias, mas ela está com uma espécie de caspa no pelo, e está perdendo muito pelo, parecendo que vai ficar no couro, teria alguma idéia do que pode ser ?

     
    • Aline Rodrigues

      19 de fevereiro de 2014 at 7:50 PM

      Não faço ideia. Desculpe! A melhor coisa é procurar um veterinário pra tirar quaisquer dúvidas.

       
  12. dilaine do canto caceres

    31 de janeiro de 2014 at 10:56 AM

    tenho um pintcher esta com 42 dias ele e meio peludinho ate quantos dias ele troca o pelo

     
  13. Marcia

    27 de fevereiro de 2014 at 1:28 PM

    Boa tarde Aline,eu comprei uma femea de lhasa apso ela veio com 52 dias tinha 500 gramas cor preta com uma mecha branca em volta da boca subindo pelo nariz ate a testa parando no meio da cabeça, coisa mais linda. Recebi no sabado a levei na vet na terça e ai começaram os problemas, varios tipos vermes, anemia, babesia e por ultimo protozoario de isospora, não desisti amando-a profundamente insisti na sua recuperação, hoje ela esta com 106 dias e a mais ou menos uns 25 dias notei um pouco de queda de pelo, fizemos exames dermatologicos e não deu nada, a queda se acentuou e ai notamos que nao tinha falha de pelos mais ia nascendo um pelo mais claro embaixo isso na cabeça parece um cinza claro e um pelo mais macio mais esta toda falhada o pelo grande tem mais ou menos 4cm comecei a pesquisar e vi que muitos banhos tb ocasionam a queda mais eu achei que esta estranho tb achei que ela poderia ser uma prapso, Quero saber se qdo a cor vai mudar tão radicalmente o pelo pode cair assim, as vets dela me informou que ela esteve com a imunidade muito baixa e isso tb contribui pois se com 2 meses ela tinha 500gr com 3 esta com 1.700kg, ela come a raçao nd da farmina toma nutrifful esta tudo ok, Mas fiquei um pouco impressionada com esta queda enorme de pelos, pois adquiri um macho preto no dia 23/02 completando 3 meses neste dia, ja fiz exame de fezes e sangue ele esta otimo o pelo e preto com as pontas das patas champagnhe quase vermelhas e no peito uma estrela champagnhe, escrevi bastante pois sou muito detalhista e gosto de passar a situação bem clara para que vc possa me ajudar a entender, um grande abraço.

     
    • Aline Rodrigues

      28 de fevereiro de 2014 at 4:58 PM

      Pode ser que os pelos estejam caindo pelo que os vets disseram ou porque agora o clima vai começar a mudar. O verão está se aproximando do fim para chegada do outono e os animais trocam o pelo para se proteger.

       
      • Marcia

        6 de março de 2014 at 2:05 PM

        boa tarde Aline, so que o pelo dela caiu todo e esta com uma pelagem rasteira de mais ou menos 1 cm , vejo que cresce a cada dia so não caiu o pelo da face a do focinho caiu a barba ainda tem esta muito engraçada as orelhas estão peludas, eu noto diferença na personalidade dela com a personalidade do nick extremamente hiper ativa, faz um monte de artes e chama ele para aprontar com ela, estou desconfiada que e prapso pois comprei para tirar filhotes, mais andei lendo a respeito e nao e aconselhado, ele tem o corpo retangular as pernas são curtas, ela tem o corpo quadrado e as pernas são longas, me aude se for prapso ou semiprapso como dizem e melhor castra-la. A respeito de ser prapso nao nos importamos, amamos a yumi incondicionalmente, ela trouxe alegria as nossas vidas, um grande abraço e aguardo aguardo a sua resposta.

         
        • Aline Rodrigues

          13 de março de 2014 at 2:45 PM

          Nossa. É melhor levar a um vet pessoalmente e contar isso tudo pra ele. Não tenho conhecimentos tão técnicos e profundos pra te ajudar do melhor jeito. Quando souber, conta aqui pra gente. Bjus

           
    • RAPHAELA

      22 de maio de 2014 at 12:49 PM

      Marcia, aconteceu comigo tudo que vc relatou. Comprei minha lhasa em 25/04 com 2 meses e 500 g, tadinha, cheia de vermes, carrapatos, pulgas e anemia. Hj está com 900 g e bem saudável, mas o pelos da cabeça estão caindo um pouco …e lá reaparece meus medos. Também tenho dúvidas se ela é apso, parece mais um prapso, e como vc tb fui enganada pela pessoa que me vendeu …

       
  14. Karla

    25 de março de 2014 at 11:59 PM

    Boa Noite, Aline eu tenho uma lhasa apso com 1 ano e ela nunca foi muito peluda, ela está com uma queda de pelos a uns três meses e cada vez está ficando com a pelagem mais murchinha, ela come normalmente e não gosta de tomar muita água por incrível que pareça , ela toma banho uma vez por semana e eu seco e escovo ela nesse dia, eu já levei a um veterinário e ele passou uma vitamina e um shampoo melhor pra ela, mas não resolveu e o pelo ainda continua caindo, notei uma diminuição na velocidade da queda e também que esta nascendo alguns pelos novos nas costas dela, mais não o suficiente para ela recuperar o que ela tinha, ela fica somente dentro de casa, mas passa boa parte do tempo sozinha, o que pode deixar ela estressada acredito que não é somente uma troca de pelos normal, ela não tem nada na pele e não tem pulgas, nem carrapatos e raramente tem contato com outros cães.
    Outra questão é que ela também apresenta uma tosse que começou semana passada, como se tivesse engasgada mais isso dura pouco, eu reparei que nas fezes dela tem pelos no meio e que os pelos dela caem na comida e na água, você acha que pode ter alguma relação com a tosse? porque minha irmã levou ela em um veterinário e ele disse que isso é uma doença, só que ela não informou a ele sobre os pelos na comida e na água, então por favor se puder me orientar sobre o que fazer ficarei muito grata!

     
  15. larissa

    12 de abril de 2014 at 1:05 PM

    Oi a minha pinscher anda muito estressada late muito e so quer morder.o que ela tem

     
  16. larissa

    13 de abril de 2014 at 10:52 AM

    Oi minha pinscher esta criando umas cascas grossas no meio dos pelos na cabeça o que pode ser? E essas cascas estao se soltando mas nao caem ficam no meio do pelo

     
  17. rosely yeda

    5 de agosto de 2014 at 1:22 PM

    Minha ilhasa de onze meses teve um parto dificil e depois teve que tira o utero pq ficou resto de placenta , agora ta bem mas ta caindo os pelos dela o que eu posso fazer.

     
    • Aline Rodrigues

      5 de agosto de 2014 at 2:28 PM

      Oi, Rosely. Pode ser estresse, mas o ideal é procurar por um profissional. Vai que é sinal de alguma coisa mais grave. Boa sorte.

       
  18. Lucilia Vitória

    5 de agosto de 2014 at 4:44 PM

    Meu cachorro é da raça pinscher miniatura e tem 25 dias e seu pêlo ja esta começando a cair. Isso é normal?

     
    • Aline Rodrigues

      5 de agosto de 2014 at 4:56 PM

      Não posso afirmar que sim, mas se forem poucos pelos é normal em todos os cães. Se a quantidade for absurda ou se você ver que há falhas no pelo, é melhor levá-lo ao veterinário.

       
  19. carol

    19 de setembro de 2014 at 9:59 AM

    estou muito nervosa minha cachorrinha esta caindo muito pelo e eu nao sei se normal isso ela tem 1 ano e 11 meses

     

Obrigada por comentar. Vou ler e responder sempre. Volte sempre

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: